terça-feira, 2 de novembro de 2010

Historia da Ginástica

Devido a Revolução Francesa 1789 no século XVIII, o sistema educacional europeus no ensino conquistou o acesso a escola para todas as classes sociais,que antes era um direito somente da nobreza. Alguns países da Europa adotaram essa idéia denomido Movimento Ginástico Europeu.
Surgiram quatro escolaS: A Escola Inglesa, Alemã, Sueca e a Francesa, sendo a primeira mais relacionada aos jogos e esportes.
Esses métodos teve princípios na Grécia Antiga, saúde, força e beleza,eles denominavam todos as atividades da Educação Física como ginástica.
Esse período de guerra e revolução pela conquista de terra, lutar pela pátria, gerou a maior corrente do movimento ginástico Europeu que concebia formar individuo saudáveis, fortes para servir a nação
Outra corrente na ginástica denominado método naturalista, não era voltado a nação, mas na pessoa em si, os benefícios da própria ginástica era proporcionado para o próprio praticante.


Os Campos de Atuação da Ginástica

FINALIDADE


Ginástica de Condicionamento Físico
Ginástica de Competição
Ginástica de Fisioterápica
Ginástica de Conscientização
Ginástica de Demonstração


Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a mais antiga organização na área da Ginástica, tem como objetivo orientar regulamentar, controlar e promover eventos na área. Atualmente é composta de cinco comitês sendo quatro ás modalidades competitivas Ginástica Artística Masculina e Feminina, Ginástica, Rítmica Desportiva e Ginástica Aeróbica e um relativo Ginástica Geral quem tem caráter demonstrativo.

Gacro: Ginástica Acrobática. Demonstração Feminino e Masculino
Duplas Feminino, Masculino e Mista
Grupos: Trio Feminino / Quarteto Masculino
Base: Quem sustenta de maneira variada a acrobacia.
Volante: é quem executa os movimentos acrobáticos, é o que obtém a atenção do publico devido a altura que executa os movimentos.
Intermediário: No trabalho em grupos ( trio e quarteto) ele pode exercer a função tanto da base quanto do volante.
Pirâmide acima de quatro pessoas ( formação de figura)















GA: Ginástica Artística. Competitiva Feminino e Masculino disputam em aparelhos diferentes.
Feminino Solo, necessita de musica e coreografia, aparelhos Trave, Paralelas Assimetricas, Salto sobre a mesa.
Masculino Solo sem musica, salto sobre a mesa, barra fixa, paralelas simétrica, argola e cavalo com alça.










GR: Ginástica Rítmica Feminino Competitiva arco, bola, maços, corda e fitas movimentos expressivos através da musica
Masculino Força e Resistência Aparelhos, dois arcos menores, dois bastões longos, dois maços e cordas. Não é conhecida pela FIG devido a quantidade de participantes, Demonstração.


GL: Ginástica Localizada se realiza através de exercícios localizados nos quais o trabalho se dirige a determinado músculo ou grupo muscular.
Ex. Aparelhos de musculação.

GG: Ginástica Geral também conhecida como Ginástica Para Todos, engloba um poucos de todas as modalidades, não há restrições a regras, as pessoas não são classificadas em melhores nem piores, é inclusiva, não precisa ser alto, baixo, todos podem exercer independente do seu biótipo, podendo ser com ou sem musica e aparelhos.




Um comentário:

  1. Obrigado Amanda vc acabou de me ajudar em uma exercício da escola, agradeço muito.

    ResponderExcluir