domingo, 28 de novembro de 2010

Ao mencionar ginástica, logo penso nos saltos perfeitos com técnicas e jamais imaginei levar para dentro da escola. Neste semestre, pela primeira vez tive a grande oportunidade de vivenciar essa pratica corporal e mudei totalmente a maneira de pensar! Participei de todas as aulas, entre elas Ginástica Geral, Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica,
Executei maneiras diferentes da ginástica com e sem aparelhos e pude perceber que é possível dar aula de ginástica para qualquer série, desde que se conheça os cuidados de cada idade a ser trabalhada. De acordo com Gallahue e Ozman (2003) cada faixa etária estará em estagio e fases diferente.
Professores deixam de passar essa pratica por não saberem dar saltos, rolamentos, não preciso saber fazer para saber ensinar, posso demonstrar através de vídeos ou um aluno que saiba fazer e demonstrar para os demais.
Os movimentos gimnicos ( movimentos específicos da ginástica) são movimentos naturais do ser humano com algumas técnicas especificas . A ginástica geral (GG) é uma ginástica inclusiva, não precisa ser alta, baixa ou com uma massa corporal acentuada, todos podem exercer independente do seu biótipo, a GG nas escolas pode proporcionar a interação com o outro, desenvolvendo habilidades motoras, podendo ser com ou sem musica para aprimorar o ritmo, com ou sem aparelhos. “ Caçola 2004 afirma que, crianças de 07 a 10 anos de idade quando tem objetos eles interagem com mas facilidade devido a curiosidade que despertam neles”.
Mas se o educador chegar a seus alunos e falar, vamos fazer ginástica, provavelmente iram criticar, ginástica é coisa de mulher, cruzar os braços e ali ficar.
O professor tem a responsabilidade de passar a ginástica de forma lúdica, sem mencionar a palavra ginástica, ou seja, passando os movimentos gimnicos através de brincadeiras e quando todos estiverem fazendo e demonstrando interesse ai sim, dar um feedback a eles. Importante explicar aos alunos que, os movimentos das brincadeiras também são ginástica e que Atletas como Daiane dos Santos e o Diego Hipólito executam os mesmos movimentos com mais técnicas e preparação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário