quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Que é Educação Física?

Arthur Higgins foi um dos mas importantes professores de Ed. Física do Distrito Federal no começo do século xx.
Demorou 70 anos para Ed. Física tivesse um destaque, mas ampla na Educação.
Na Europa no fim do século XIX as escolas já tinham aula de Ed. Física, por que lá eles achavam importante para nosso corpo e saúde.
Segundo Marinho com o crescimento da cidade e conseguintemente a diminuição dos espaços livres, diminuíram os lugares adequados para se praticar exercícios físico. Devido as pessoa ficar muito tempo sentada em uma mesma posição ficaram com a postura inadequada, isso tudo aconteceu após a revolução industrial e Francesa. De uma certa maneira foi bom por causa que deram mas importância a Ed. Física e consequentemente a saúde.
Ele Cita algumas correntes que tiveram grande importância e podem caracterizar a historia da Ed. Física durante o século XIX, porem é importante citar duas delas.
A corrente Alemã representou um notável impulso pedagógico aos exercícios físicos. Os exercícios físicos não eram meios de educação escolar, mas sim da educação do povo. Foram criados aparelhos com a barra fixa e as barras paralelas sendo os alemã os percussor do esporte que hoje se chama ginástica Olímpica.
A corrente Francesa foi a de maior importância, pois foi dela que chegaram os primeiros estímulos que vieram a construir a base da Ed. Física Brasileira. Quem introzudiu foram os militares, que eram quem dominavam a Ed. Física na França ao longo do século XIX.

Atividades Física no Brasil

Os Índios sem si quer saber já praticavam Ed. Física, ela caçavam com arco e flecha, corriam, nadavam, praticaram canoagem (remo). Segundo Oliveira acredita que o remo foi à primeira pratica esportiva introduzida no Brasil em 1566.
O jogo de Peteca foi à única contribuição original dos nossos indígenas ao esporte nacional.
Com a vinda dos negros chegou à capoeira que hoje é reconhecida como esporte, é uma mistura de ritual e de luta.
Segundo Marinho o que não se discute é o compromisso da Educação Física em estudar o homem em movimento.
O que a educação física mostra claramente é sobre o corpo, mas os benefícios extrapolam o corporal. Vale ressaltar que a educação física tem de respeitar os níveis de maturidade motora (do corpo), a capacidade de rendimento e os interesses individuais, caso contrario, não passaria de adestramento físico.
A característica essencial da educação física é o movimento. Não existe educação física sem o movimento humano é isso diferencia a educação física das outras disciplinas.
Vitor Marinho de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário