quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos é um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos. Atletas de todo o mundo representam os seus países nos jogos Olímpicos. Em cada prova são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os três primeiros colocados, ressaltando que no esporte coletivo são contabilizadas apenas uma medalha por equipe no quadro geral de medalhas.
A Olimpíada iniciou-se na Grécia na cidade de Olímpia, no ano de 766 a.c. e nessa época durava apenas cinco dias. Ao invés de medalhas para premiação, como é feito nos dias atuais, os vencedores ganhavam coroas de folhas de louro e ramo de oliveira o que significava uma enorme honra!
A bandeira olímpica que hoje o mundo inteiro conhece, com os cinco anéis entrelaçados representando os cinco continentes (azul Europa, amarelo Ásia, preto África, verde Oceania e vermelho América) foi criada por Barão de Coubertin e seus colegas do COI (Comitê Olímpico Internacional). O COI, por sua vez foi criado através de um congresso internacional no ano de 1894. Dois anos após a criação do COI, foram realizados os Jogos Olímpicos em Atenas, na Grécia, a pátria dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Neste mesmo ano, ou melhor dizendo, nos jogos Olímpicos de 1896 a maratona, uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo, teve seu reconhecimento!
No início dos jogos Olímpicos, a Maratona tinha o percurso de 40km e hoje possui 42,195Km. O acréscimo de 2.195km, aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim poderiam assistir a prova. A mudança de percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.
Quando se fala em Olimpíada, além de esportes lembramos de jogos, que em relação as regras, são mais flexíveis. Classificamos estes em jogos cooperativos e jogos competitivos.
Jogos cooperativos são importantes por contribuírem para o desenvolvimento do sentido de pertencer a um grupo. Como o próprio nome já diz, existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta. Nelas, ninguém perde, ninguém é isolado ou rejeitado porque falhou. Quando há cooperação, todos ganham baseados num sistema de ajuda mútua. Já os jogos competitivos, tem seu papel educacional. Quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada.
Independente de tratarmos de jogos cooperativos ou competitivos, o importante é que haja Fair Play! É necessário jogar limpo, sem trapaças, como honestidade! É importante que para que o Fair Play aconteça, tem que haver a colaboração não só dos jogadores, mas sim de todos os envolvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário