sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dança Moderna

Surgiu no século xx veio para quebra a dança clássica , foi Isadora Duncan,mas a primeira estrutura de dança foi a de Martha Graham nos anos 20 e 30, a intenção era os sentimentos,aos sonhos tentando teatralizar o maximo através de movimentos mais livres, mas respeitado uma técnica fechada.



Lambada: Antes de falar da lambada não podemos deixar de citar o carimbo dança indígena folclórica da Amazônia. Tem como característica movimentos onde mulher tenta cobrir o homem com a saia. A lambada surgiu no Para na decada1970 influenciada por ritmos como o merengue, Chegou em Porto Seguro e ali desenvolveu, tudo isso aconteceu na época do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra,e em uma delas apresentou a lambada ao Brasil.

Apresentação de Lambada



Para quem esta assistindo é uma simples apresentação de lambada,mas no termo pedagógico temos tantas informações importantes. Para chegarmos nesse produto final houve um processo, passamos pelo estagio de aprendizagem (cognitivo, associativo e autônomo) onde Fitts e Posner 1967 diz que só aprendemos quando chegamos no autônomo ou seja quando automatizamos a atividade. A coreografia que montamos, todos integrantes participarão porque Laban afirma que todo movimento pode ser aproveitado na dança e Magil diz que experiências anteriores ajuda em uma nova habilidade, sendo assim todos colaborarão. O ritmo natural presente o tempo todo, mas na dança estava evidente devido o nervosismo, empolgação, adrenalina em alta devido o córtex da suprarrenal ter liberado uma grande quantia de hormônios, a freqüência cardíaca estava elevada a respiração ofegante, o ritmo varia em determinadas horas, ocorreu o ritmo grupal, disciplinado e espontâneo. Aproveitamos bastante o domínio temporal e espacial que Segundo De Meur e Staes apud Araujo o espaço é a consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente e temporal é a capacidade de situar-se dos acontecimentos antes, durante e após, noção de tempo longo e curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário