domingo, 11 de abril de 2010

Aprendizagem

Resulta da recepção e da troca de informações entre o meio ambiente e os diferentes centros nervosos ( Romanelli,2003)
Sendo assim inicia-se com estímulos que é transformado em impulsos nervosos pelos órgãos dos sentido.
Aprendizagem ocorre através de experiências, todos bebês aprendem com que vêem, ouvem, cheiram, provam e tocam, transformando essas ações sensoriais a partir do repertorio de seus conhecimentos inatos.
Durante a aprendizagem passamos por três estágios: cognitivo o indivíduo está tentado compreender os objetivos da tarefa, o que sobrecarrega os mecanismos da atenção, associativo no qual consegue manter uma "performance" mais estável, sendo capaz inclusive de detectar alguns erros, autônomo no qual a habilidade está bem desenvolvida, permitindo que o indivíduo realize-a com consistência.Fitts & Posner (1967).

A teoria de Piaget cuja o nome é Epistemologia Genética explica como a criança passa do menor conhecimento para o maior conhecimento.

Sensório Motor 0 a 2 anos É um processo que começa no dia em que a criança nasce, período em que os bebes aprendem sobre si mesmos e seu mundo através de seu próprio desenvolvimento sensorial e as atividade motora. As crianças respondem basicamente através de reflexo e de comportamentos aleatórios passam a organizar suas atividade em relação ao meio ambiente, a coordenas informações a partir de seus sentidos e a progredir na aprendizagem.

Pré-Operatório 2 a 7 anos Podem pensar em símbolos,mas ainda não podem usar a lógica.Podem imaginar objetos independente de sua presença, o egocentrismo esta presente a todo momento, uma característica importante nessa fase é o aparecimento da linguagem.


Operação Concretas 7 a 11 anos A criança passa a ser cada vez mais social e menos egocêntrica ao fazer uso da linguagem, desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade.

Para entender um pouco mais as fases do desenvolvimento cognitivo e a historia de Jean Piaget veja esse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=EnRlAQDN2go&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário