sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adolescência

Estádio das Operações Formais segundo Piaget, nessa fase as características do pensamento vão criando personalidade desenvolvendo sua própria identidade e duvidas do que é certo e errado.
Vamos deixar bem claro que Puberdade é diferente de Adolescência.
Bom puberdade diz respeito as mudanças fisiológicas nas quais as meninas surgi o crescimento das mamas, o arredondamento do quadril e a menarca (primeira menstruação). Os meninos a mudança do timbre de voz e o aparecimento de pelos.
adolescência é uma atitude do ser humano diante a essas transformações e as influencias no meio família e pela cultura que pertence ou seja adolescência é um papel social que surge quase sempre simultâneo à puberdade.
O inicio dessa faixa etária é caracterizado pela habilidades motora especializadas, já a segunda fase dessa mesma faixa etária é marcada pela autoconsciência dos recursos físicos e por isso concentra-se nos esportes.

Segunda Infância



Piaget classifica essa faixa etária como operação concreta onde a criança tem a capacidade maior de percepção de linguagem externas e ampla gravação de conceitos possibilitando coordenar suas ações de juntar, separar características de objetos e assim chegar ao sistemas operatórios.
Nessa fase a criança constrói personalidade com pessoas mas próxima de si, passará a ser modelo para a identificação, normalmente o pai no caso dos meninos e a mãe no caso das meninas. Nessa fase quando alguém pergunta “ vai querer trabalhar do que quando crescer? E a resposta vem em seguida, quero ser igual meu pai ou minha mãe. A
Criança se espelha muito no adulto e assim começa a construção de conceitos.
Grossi (1998) diz a identidade de gênero remete ao sentimento individual de ser menina ou menino. A diferença mais clara a partir da idade pré-escolar meninos se torna mas agressivos e meninas se tornam mas submissas aos pais, eles brincam de maneiras diferentes e escolhem pessoas do mesmo sexo para brincar.



A criança poderá representar metalmante seu corpo diante de uma seqüência de movimento e controlar voluntariamente seus gestos,numa fase caracterizada pela estruturação do esquema corporal.
Habilidades mas complexa ou seja movimentos combinados acontece devido a maturação da área pré-frontal e associado ás experiências da criança Kob e Whishaw, 2002.

Dança Moderna

Surgiu no século xx veio para quebra a dança clássica , foi Isadora Duncan,mas a primeira estrutura de dança foi a de Martha Graham nos anos 20 e 30, a intenção era os sentimentos,aos sonhos tentando teatralizar o maximo através de movimentos mais livres, mas respeitado uma técnica fechada.



Lambada: Antes de falar da lambada não podemos deixar de citar o carimbo dança indígena folclórica da Amazônia. Tem como característica movimentos onde mulher tenta cobrir o homem com a saia. A lambada surgiu no Para na decada1970 influenciada por ritmos como o merengue, Chegou em Porto Seguro e ali desenvolveu, tudo isso aconteceu na época do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra,e em uma delas apresentou a lambada ao Brasil.

Apresentação de Lambada



Para quem esta assistindo é uma simples apresentação de lambada,mas no termo pedagógico temos tantas informações importantes. Para chegarmos nesse produto final houve um processo, passamos pelo estagio de aprendizagem (cognitivo, associativo e autônomo) onde Fitts e Posner 1967 diz que só aprendemos quando chegamos no autônomo ou seja quando automatizamos a atividade. A coreografia que montamos, todos integrantes participarão porque Laban afirma que todo movimento pode ser aproveitado na dança e Magil diz que experiências anteriores ajuda em uma nova habilidade, sendo assim todos colaborarão. O ritmo natural presente o tempo todo, mas na dança estava evidente devido o nervosismo, empolgação, adrenalina em alta devido o córtex da suprarrenal ter liberado uma grande quantia de hormônios, a freqüência cardíaca estava elevada a respiração ofegante, o ritmo varia em determinadas horas, ocorreu o ritmo grupal, disciplinado e espontâneo. Aproveitamos bastante o domínio temporal e espacial que Segundo De Meur e Staes apud Araujo o espaço é a consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente e temporal é a capacidade de situar-se dos acontecimentos antes, durante e após, noção de tempo longo e curto.

Dança Contemporânea

Passou a ser desenvolvida em todo o mundo a partir da década de 70. Nos propõe uma investigação de nós mesmos através do corpo, nos proporciona entender que expressem novas emoções,duvidas e pensamentos, sem técnicas especificas. Bailarinos com diferentes biótipos, não apenas os magros, os fortes e os ágeis. A parte cênica dos espetáculos dessa dança apresenta uma infinidade de possibilidades como espetáculos sem música e sem luz. Louppe (2000) a pulverização desta diversidade produziu, de forma inesperada, obras pontuais, completamente diferenciadas referências.



Integrantes: Joice, Daiane, Juliana, Bruna, Wesley, Amanda, Gabriel, Bruna e Tatiana.





Objetivo dessa coreografia montada pelo grupo,levar para as escolas e mostrar para todos a realidade do dia a dia, que infelizmente na maioria das vezes o caminho escuro sempre vence, mas temos possibilidade de reverter essa situação, nós futuros professores temos e devemos quebrar esse paradigma, com muito trabalho e dedicação.







Apresentação de Dança Contemporânea

domingo, 11 de abril de 2010

Desenvolvimento Motor

É um processo natural e progressivo, sem uma preocupação especifica para preparar um ambiente que o favorece. Implica em mudanças comportamentais e estruturais. Representa o surgimento e o melhoramento no nível de controle da criança na execução de habilidade ( Gallard,2000).
De acordo com Gallahue e Ozman (2003) cada faixa etária estará em estagio e fases diferente.
Cada aquisição influencia na anterior,tanto no domínio mental como no motor.Através da experiência e troca com o meio (Fonseca 1988).

Gallahue define
0 a 2 anos Movimentos Reflexos
2 a 6 anos ( 1º Infância)
Movimentos Rudimentares
Movimentos Fundamentais
7 a 12 anos ( 2° Infância)
Habilidades Especificas

Aprendizagem

Resulta da recepção e da troca de informações entre o meio ambiente e os diferentes centros nervosos ( Romanelli,2003)
Sendo assim inicia-se com estímulos que é transformado em impulsos nervosos pelos órgãos dos sentido.
Aprendizagem ocorre através de experiências, todos bebês aprendem com que vêem, ouvem, cheiram, provam e tocam, transformando essas ações sensoriais a partir do repertorio de seus conhecimentos inatos.
Durante a aprendizagem passamos por três estágios: cognitivo o indivíduo está tentado compreender os objetivos da tarefa, o que sobrecarrega os mecanismos da atenção, associativo no qual consegue manter uma "performance" mais estável, sendo capaz inclusive de detectar alguns erros, autônomo no qual a habilidade está bem desenvolvida, permitindo que o indivíduo realize-a com consistência.Fitts & Posner (1967).

A teoria de Piaget cuja o nome é Epistemologia Genética explica como a criança passa do menor conhecimento para o maior conhecimento.

Sensório Motor 0 a 2 anos É um processo que começa no dia em que a criança nasce, período em que os bebes aprendem sobre si mesmos e seu mundo através de seu próprio desenvolvimento sensorial e as atividade motora. As crianças respondem basicamente através de reflexo e de comportamentos aleatórios passam a organizar suas atividade em relação ao meio ambiente, a coordenas informações a partir de seus sentidos e a progredir na aprendizagem.

Pré-Operatório 2 a 7 anos Podem pensar em símbolos,mas ainda não podem usar a lógica.Podem imaginar objetos independente de sua presença, o egocentrismo esta presente a todo momento, uma característica importante nessa fase é o aparecimento da linguagem.


Operação Concretas 7 a 11 anos A criança passa a ser cada vez mais social e menos egocêntrica ao fazer uso da linguagem, desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade.

Para entender um pouco mais as fases do desenvolvimento cognitivo e a historia de Jean Piaget veja esse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=EnRlAQDN2go&feature=related

Surrealismo

Dos estudos de Freud (psicanalítico),surgiram movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade. Foi a corrente moderna da representação do irracional e do subconsciente, a imaginação livremente,sem o freio do espírito crítico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal,pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico,no ponto onde a razão humana perde o controle.





Na estação Palmeiras Barra Funda colocaram um piano, fica livre para quem quiser tocar, é uma maneira das pessoas se expressarem no cotidiano, horário de pico ás 18:00 horas, a população seguindo seu caminho,uns passam e criticam,outros finge que nem escutam,outros admiram e até batem palmas...para mim colocar um piano em uma das estações mais cheia de São Paulo no horário mais agitado é surreal.